Desenvolve práticas de autonomia e responsabilização, cooperando com as estruturas da administração central e regional, e outras instituições parceiras, cumprindo os procedimentos definidos para a sua gestão.
Visa ainda garantir articulação com a restante rede de Centros Novas Oportunidades, baseada na disponibilização de informações, participação e organização de encontros, troca de experiências, metodologias e instrumentos e a disseminação de boas práticas.
Objectivos
1. Assegurar a todos os cidadãos maiores de 18 anos uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico e secundário, reduzindo o défice de qualificação da população activa e elevando os níveis de certificação da população adulta.
2. Valorização social de processos de qualificação e certificação de competências com certificação escolar através de processos de RVCC.
3. Encaminhamento de activos para respostas formativas mais adequadas às suas necessidades e perfis, permitindo o acesso a uma qualificação.
4. Criação e implementação de um dispositivo integrado de reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas em diferentes contextos de vida.
5. Aumentar o nível de empregabilidade e progressão na carreira dos adultos.
6. Promover a partilha de informação e experiência e disseminação de práticas bem sucedidas.
7. Promover a procura de novos processos de aprendizagem, de formação e de certificação por parte dos adultos com baixos níveis de qualificação escolar e profissional.
8. Assegurar a qualidade e a relevância dos investimentos efectuados numa política efectiva de aprendizagem ao longo da vida, valorizando socialmente os processos de qualificação e de certificação já adquiridos.