A feira do fumeiro visa dar a conhecer algumas das produções agrícolas de Baião, designadamente o fumeiro local assim como o cozido à portuguesa, o arroz de moira, os vinhos, a laranja da pala e a broa.
Realiza-se no largo da “feira do Tijelinho” numa tenda com 5 m de altura e 30 de largura aí colocada para o efeito. As condições da tenda garantem conforto e qualidade aos visitantes e aos produtos aí vendidos.
Existe ainda uma segunda tenda, separada da primeira, que funciona como cozinha. Essa segunda tenda garante aos restaurantes uma cozinha com as melhores condições para a confeção das refeições. Possuindo água canalizada, gás e máquinas de lavar louça, etc., garantem a segurança da alimentação ali confecionada e disponibilidade aos visitantes.
A animação dura três dias, abre habitualmente numa sexta-feira à tarde e termina num domingo à noite. A animação é feita tendencialmente por grupos culturais e recreativos de Baião.
Na ultima feira, realizada em Março de 2013, deslocaram-se ao Concelho cerca de 11000 visitantes nos três dias da mesma.
Durante o período da feira, existem ainda espaços para a venda de compotas, licores, queijo de ovelha, sumo de laranja da Pala, etc. Os restaurantes de Baião, representados no espaço, apenas podem vender os produtos da feira. Por exemplo, o arroz de moira e o Cozido à Portuguesa são confecionados com fumeiro igual ao vendido e apenas podem vender os vinhos produzidos no Concelho.
O sucesso do evento é conseguido com a garantia de qualidade