Metas de Aprendizagem

Organização e Tratamento de Dados / Matemática

Metas de Aprendizagem (existem 19)

Domínio: Organização e Tratamento de Dados

  • Ensino Básico - 1.º Ciclo

    Meta Final - Analisa e interpreta informação de natureza estatística organizada de diversas formas.
    Metas intermédias até ao 2.º Ano
    • Lê e interpreta informação apresentada em listas, tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas, respondendo a questões e formulando novas questões.
    Metas intermédias até ao 4.º Ano
    • Lê e interpreta tabelas de frequência absoluta, gráficos de barras, gráficos circulares e diagramas de caule e folhas, respondendo a questões e formulando novas questões.
  • Meta Final - Recolhe e organiza dados de natureza diversa (qualitativos e quantitativos discretos) utilizando diferentes representações.
    Metas intermédias até ao 2.º Ano
    • Classifica dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll.
    • Formula questões, recolhe e organiza dados qualitativos e quantitativos (discretos) utilizando esquemas de contagem gráfica, tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas.
    Metas intermédias até ao 4.º Ano
    • Formula questões, recolhe e organiza dados qualitativos e quantitativos (discretos) utilizando tabelas de frequências absolutas, e tira conclusões.
    • Constrói e interpreta gráficos de barras.
  • Meta Final - Usa informação de natureza estatística para interpretar ou comparar informação.
    Metas intermédias até ao 4.º Ano
    • Identifica a moda num conjunto de dados e usa-a para interpretar ou comparar informação.
  • Meta Final - Reconhece situações aleatórias, utilizando vocabulário apropriado.
    Metas intermédias até ao 4.º Ano
    • Identifica situações aleatórias que envolvam o conceito de acaso, utilizando vocabulário apropriado (certo, possível, impossível, provável e improvável).
  • Ensino Básico - 2.º Ciclo

    Meta Final - Analisa e interpreta informação de natureza estatística.
    Metas intermédias até ao 5.º Ano
    • Interpreta dados em situações de vida real.
    • Interpreta tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, diagramas de caule-e-folha, gráficos circulares e gráficos de linhas.
    • Identifica acontecimentos aleatórios e usa os termos impossível, possível, certo, provável, igualmente provável e improvável para os caracterizar.
    Metas intermédias até ao 6.º Ano
    • Distingue dados de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, discreta e contínua.
    • Interpreta os resultados que decorrem da organização e representação de dados, e formula conjecturas a partir desses dados.
  • Meta Final - Recolhe e organiza dados estatísticos escolhendo um método apropriado.
    Metas intermédias até ao 5.º Ano
    • Selecciona uma forma de recolha de dados e põe-na em prática.
    • Formula questões susceptíveis de tratamento estatístico.
    • Recolhe e organiza dados de natureza diversa.
    • Constrói tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, diagramas de caule-e-folha e gráficos de linhas.
    Metas intermédias até ao 6.º Ano
    • Classifica dados em categorias ou classes.
    • Constrói e interpreta gráficos circulares.
  • Meta Final - Usa informação estatística para resolver problemas e tomar decisões argumentadas.
    Metas intermédias até ao 5.º Ano
    • Resolve problemas usando informação organizada em tabelas e gráficos.
    • Determina e usa a média aritmética de um conjunto de dados e usa-a para resolver problemas.
    Metas intermédias até ao 6.º Ano
    • Determina os extremos e amplitude de um conjunto de dados e usa-os para resolver problemas.
    • Usa recursos tecnológicos para representar, tratar e apresentar a informação recolhida.
  • Ensino Básico - 3.º Ciclo

    Meta Final - Organiza, analisa e interpreta dados.
    Metas intermédias até ao 7.º Ano
    • Constrói, analisa e interpreta representações de dados e tira conclusões.
    • Utiliza as representações gráficas de dados de forma adequada ao contexto: diagrama circular e gráfico de barras para dados qualitativos; gráfico de barras para dados discretos; histograma para dados contínuos; diagramas de caule-e-folhas e de extremos e quartis, para dados discretos ou contínuos.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Recolhe dados de fontes primárias e secundárias, incluindo a internet e publicações periódicas.
    • Utiliza métodos de recolha de dados diversificados: observação, experimentação e questionários.
    • Usa recursos tecnológicos para representar, tratar e apresentar a informação recolhida.
    Metas intermédias até ao 9.º Ano
    • Organiza, analisa e interpreta dados.
  • Meta Final - Calcula medidas de localização e de dispersão.
    Metas intermédias até ao 7.º Ano
    • Determina a mediana, os quartis e a amplitude interquartis de um conjunto de dados.
  • Meta Final - Compreende a informação de natureza estatística.
    Metas intermédias até ao 7.º Ano
    • Explica as vantagens e desvantagens de usar a média e a mediana bem como a amplitude e a amplitude interquartis na interpretação de informação de natureza estatística.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Escolhe as medidas de localização mais adequadas para resumir a informação contida nos dados, justificando as opções tomadas.
  • Meta Final - Desenvolve uma atitude crítica face a informação de natureza estatística.
    Metas intermédias até ao 7.º Ano
    • Identifica semelhanças e diferenças entre as distribuições atendendo às suas formas (simetria e enviesamento) e medidas de localização e de dispersão.
    • Compara as distribuições de vários conjuntos de dados e tira conclusões, justificando-as.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Identifica e minimiza possíveis fontes de enviesamento na recolha dos dados.
  • Meta Final - Planeia e realiza estudos que envolvam procedimentos estatísticos.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Formula questões e organiza adequadamente a recolha de dados.
    • Distingue população e amostra.
    • Identifica elementos que podem afectar a representatividade de uma amostra em relação à respectiva população.
    • Analisa as situações em estudo e conjectura se as conclusões válidas para a amostra também o são para a população.
  • Meta Final - Compreende a noção de aleatório e de experiência aleatória.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Identifica acontecimentos aleatórios.
    Metas intermédias até ao 9.º Ano
    • Usa os termos impossível, possível, certo, provável, igualmente provável e improvável para caracterizar acontecimentos aleatórios.
  • Meta Final - Compreende a noção de probabilidade e calcula a probabilidade de um acontecimento.
    Metas intermédias até ao 9.º Ano
    • Reconhece que a medida da probabilidade de um acontecimento se situa entre 0 e 1.
    • Calcula a probabilidade de um acontecimento pela regra de Laplace.
    • Explora a regularidades a longo termo através de tabelas de frequências relativas.
    • Estima a probabilidade de um acontecimento usando a frequência relativa.
    • Identifica acontecimentos complementares e reconhece que a soma das suas probabilidades é 1.
    • Identifica acontecimentos disjuntos ou mutuamente exclusivos e reconhece que a probabilidade da sua união é igual à soma das suas probabilidades.
  • Meta Final - Resolve e formula problemas e discute a validade dos seus resultados.
    Metas intermédias até ao 7.º Ano
    • Usa as medidas estatísticas de um conjunto de dados para resolver problemas.
    Metas intermédias até ao 8.º Ano
    • Resolve e formula problemas em contextos estatísticos e interpreta os seus resultados tomando decisões informadas e argumentadas.
    Metas intermédias até ao 9.º Ano
    • Resolve e formula problemas envolvendo a noção de probabilidade e interpreta os seus resultados tomando decisões informadas e argumentadas.
  • Educação Pré-Escolar

    Meta Final - No final da educação pré-escolar evidencia os atributos dos objectos utilizando linguagens ou representações adequadas
  • Meta Final - No final da educação pré-escolar, a criança coloca questões e participa na recolha dados acerca de si próprio e do seu meio circundante, e na sua organização em tabelas ou pictogramas simples.
  • Meta Final - No final da educação pré-escolar, a criança interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em situações do seu quotidiano.
  • Meta Final - No final da educação pré-escolar, a criança exprime as suas ideias sobre como resolver problemas específicos oralmente ou por desenhos.

ir para o topo ^