Metas de Aprendizagem

História de Portugal / História e Geografia de Portugal

Metas de Aprendizagem (existem 12)

Domínio: História de Portugal

    Subdomínio: Compreensão da Espacialidade

    • Ensino Básico - 2.º Ciclo

      Meta Final - O aluno utiliza diferentes formas de representação espacial como fonte para a compreensão da acção humana em diferentes espaços e tempos.
      Metas intermédias até ao 5.º Ano
      • O aluno traça itinerários, em diversas representações cartográficas, das movimentações de diversos grupos humanos que povoaram ou contactaram a Península Ibérica até ao século XII, e dos portugueses no mundo desde o século XII ao século XVIII.
      • O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais relevantes, à escala local e nacional (sítios arqueológicos, edifícios, outros).
      Metas intermédias até ao 6.º Ano
      • O aluno traça, em diversas representações cartográficas, itinerários das movimentações dos portugueses desde o século XVIII ao século XX.
      • O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais relevantes, à escala local e nacional, europeia e mundial, e também nos espaços de lusofonia (sítios arqueológicos, edifícios, outros).
    • Meta Final - O aluno constrói uma visão diacrónica de espaço em relação com a acção humana ao longo dos tempos.
      Metas intermédias até ao 5.º Ano
      • O aluno reconhece, in loco ou virtualmente, a relação entre a organização da vida humana e algumas características naturais de um determinado espaço e tempo.
      Metas intermédias até ao 6.º Ano
      • O aluno reconhece, in loco ou virtualmente, diferenças e semelhanças entre determinados espaços no passado e no presente, estabelecendo relações com a organização da vida humana ao longo dos tempos.

      Subdomínio: Temporalidade

      • Ensino Básico - 2.º Ciclo

        Meta Final - O aluno utiliza unidades/convenções de datação para relacionar personalidades, acontecimentos, processos e interacções significativas, referentes à vida das comunidades na Península Ibérica até ao século XII, e a Portugal desde a sua formação até finais do século XX.
        Metas intermédias até ao 5.º Ano
        • O aluno utiliza unidades/convenções temporais como milénio, século, a.C./d.C., períodos e épocas para situar, no tempo, personalidades, acontecimentos, processos e interacções significativas de diversas sociedades, desde as primeiras comunidades na Península Ibérica, e em Portugal desde a sua formação até à restauração da independência.
        • O aluno mostra compreender os sentidos de tabelas/frisos cronológicos simples sobre personalidades, acontecimentos, processos e interacções significativas em diversas dimensões da acção humana e social (económicas, técnicas, sociais, politicas, culturais), referentes à fixação e contactos dos primeiros povos na Península Ibérica, e em Portugal desde a sua formação até à restauração da independência.
        Metas intermédias até ao 6.º Ano
        • O aluno utiliza unidades/convenções temporais como milénio, século, a.C./d.C., períodos e épocas para situar, no tempo, eventos, situações e processos de evolução da sociedade portuguesa e das suas interacções com outras sociedades de diversos continentes desde o século XVIII ao século XX.
        • O aluno relaciona tabelas/frisos cronológicos sobre eventos, situações, processos e interacções em diversas dimensões da acção humana e social (económicas, técnicas, sociais, politicas, culturais), referentes à História de Portugal desde o século XVIII ao século XX.
      • Meta Final - O aluno utiliza marcos cronológicos significativos para Portugal e para a Humanidade na construção de tabelas/frisos cronológicos.
        Metas intermédias até ao 5.º Ano
        • O aluno usa datas essenciais para situar novas aprendizagens e constrói tabelas/frisos cronológicos simples que exprimam situações relevantes na História de Portugal desde as primeiras comunidades até ao século XVIII.
        Metas intermédias até ao 6.º Ano
        • O aluno usa datas essenciais para situar novas aprendizagens e constrói tabelas/frisos cronológicos que exprimam situações relevantes na História de Portugal desde o século XVIII ao século XX.
      • Meta Final - O aluno reconhece concepções de mudança e continuidade em História, explicitando noções de diferentes ritmos de evolução (longa duração e ruptura) e admitindo diferentes perspectivas de mudança (progresso, declínio).
        Metas intermédias até ao 5.º Ano
        • O aluno reconhece diferenças e semelhanças entre diversos contextos históricos, integrando a ideia de vários ritmos de evolução (como nas alterações da estrutura social ocorridas ao longo do século XIII e no período de 1383-1385).
        • O aluno reconhece que há mudanças e permanências ao longo dos tempos, veiculando a noção de que não há uma direcção de mudança linear (numa dada situação histórica, considerada de progresso, poderão ser encontrados elementos de continuidade e de retrocesso).
        Metas intermédias até ao 6.º Ano
        • O aluno reconhece diferenças e semelhanças entre diversos contextos históricos, relacionando vários ritmos de evolução em diferentes espaços (como ritmos de migração interna e de emigração nos séculos XVIII e XIX).
        • O aluno reconhece concepções de mudança e permanência ao longo dos tempos, veiculando sentidos de progresso ou de retrocesso não linear (numa dada situação histórica reconhece a existência de consequências positivas e negativas).

        Subdomínio: Interpretação de Fontes em História

        • Ensino Básico - 2.º Ciclo

          Meta Final - O aluno interpreta fontes diversas e, com base na informação que selecciona e nos seus conhecimentos prévios, constrói conhecimento acerca do passado em estudo.
          Metas intermédias até ao 5.º Ano
          • O aluno pesquisa, selecciona e usa fontes com linguagens diversas (iconográficas, textuais e outras) e com estatutos diferentes (documentos legais, fontes privadas e públicas, fontes ficcionais como lendas, filmes, livros) para compreender a vida dos povos na Península Ibérica até ao século XII, e a História de Portugal desde o século XII ao XVIII.
          • O aluno reconhece a existência de fontes com mensagens diversificadas sobre um mesmo assunto, resultantes de diferentes pontos de vista.
          • O aluno estabelece diferenças e semelhanças entre duas fontes com mensagens divergentes, integrando a informação nas suas próprias concepções sobre a realidade passada.
          Metas intermédias até ao 6.º Ano
          • O aluno pesquisa, selecciona e usa fontes com linguagens diversas (incluindo jornais e revistas como fontes primárias) e com estatutos diferentes (incluindo textos historiográficos), para compreender a História de Portugal e as suas interacções com diversas sociedades no mundo, desde o século XVIII até a actualidade.
          • O aluno reconhece a existência de diferentes pontos de vista justificando parte das diferenças como associadas às especificidades do contexto cultural dos autores.
          • O aluno estabelece diferenças e semelhanças entre várias fontes com mensagens divergentes, e integra a informação nas suas próprias concepções sobre a realidade passada.

          Subdomínio: Compreensão Histórica Contextualizada

          • Ensino Básico - 2.º Ciclo

            Meta Final - O aluno reconhece a diversidade de identidades pessoais, sociais e culturais, explicitando razões, atitudes e consequências de situações de interacção pacífica ou de conflito, colocando hipóteses sobre evoluções possíveis à luz da compreensão do passado.
            Metas intermédias até ao 5.º Ano
            • O aluno reconhece a existência de diversidade cultural, identificando situações de diálogo e de conflito entre personagens, grupos sociais ou povos
            Metas intermédias até ao 6.º Ano
            • O aluno analisa situações de diversidade cultural reconhecendo, perante situações de diálogo e de conflito entre indivíduos, grupos sociais ou povos, razões das várias partes e consequências dessas situações.
            • O aluno aponta contributos marcantes do passado local e nacional para as sociedades do presente e sugere mudanças possíveis e suas implicações a breve prazo, na localidade ou no país.
          • Meta Final - O aluno constrói um relato sobre períodos e momentos significativos da História de Portugal, integrando diversas dimensões históricas e protagonistas (colectivos ou individuais).
            Metas intermédias até ao 5.º Ano
            • O aluno descreve e atribui significado a momentos chave de Portugal no passado, desde a sua Formação até à Restauração da Independência (Independência e consolidação do território, “Revolução”/”Crise” de 1383/1385, Expansão, Perda da independência e Restauração).
            • O aluno descreve sucintamente como viviam as primeiras comunidades na Península Ibérica e identifica os povos mediterrânicos que visitaram, conquistaram e povoaram a Península, desde a Pré-História ao séc. XII e indica os seus principais legados, em várias dimensões (política, social, económica, técnica, cultural).
            • O aluno refere o papel de personagens consideradas relevantes na História do país e na História local, em dimensões diversas.
            • O aluno descreve sucintamente como viviam e interagiam os portugueses com outros povos da Europa e de outros continentes, nos séculos XIII a XVI, focando várias dimensões.
            Metas intermédias até ao 6.º Ano
            • O aluno descreve e atribui significado a momentos chave de Portugal no passado, desde o século XVIII até finais do século XX.
            • O aluno descreve de forma coerente e sucinta como se vivia em Portugal, nos séculos XVIII, XIX e XX, e como viviam e interagiam os povos no contexto do Império Colonial Português, no século XVIII.
            • O aluno refere o papel de personagens consideradas relevantes na História do país e na História local, bem como de protagonistas colectivos, em dimensões históricas diversas.
            • O aluno explicita, nas suas descrições do passado, várias dimensões históricas de organização, movimentação e interacção da sociedade portuguesa com outros povos e integra, implícita ou explicitamente, alguns factores e consequências.
          • Meta Final - O aluno usa/aplica terminologia e conceitos substantivos, essenciais para a compreensão histórica, construídos ao longo da aprendizagem das temáticas em estudo.
            Metas intermédias até ao 5.º Ano
            • O aluno caracteriza, interpreta e aplica, com base nos temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e terminologias convencionais: Tema A Subtema 1: Paleolítico/Neolítico, Recolecção, Nómada/Sedentário, Pastorícia, Castro ou Citânia. Subtema 2: Império, Romanização, Politeísmo/Monoteísmo e Cristianismo, Bárbaros. Subtema 3: Árabe, Muçulmano, Monoteísmo e Islamismo, Reconquista (Cristã). Tema B Subtema 1: Independência, Condado, Reino, Tratado. Subtema 2: Actividades económicas, Produção artesanal, Comércio interno/externo, Importações. /Exportações, Grupos sociais (Clero, Nobreza, Burguesia, Povo), Concelho, Carta de Foral, Ordem religiosa/militar, Monarquia hereditária. Subtema 3: Epidemias, Dinastia, Cortes, Revolução política. Subtema 4: Expansão (conquistas e descobertas), Construção naval (caravelas e naus), Navegação astronómica (astrolábio, bússola, quadrante), Colonização, Colónia, Capitania, Feitoria, Missionário católico, Tráfico de escravos, Monopólio, Especiarias, Arte Manuelina. Subtema 5: Domínio Filipino, Restauração.
            Metas intermédias até ao 6.º Ano
            • O aluno caracteriza, interpreta e aplica, com base nos temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e terminologias convencionais: Tema C Subtema 1: Monarquia absoluta, Inquisição, Cristianismo e Catolicismo, Tráfico de escravos, Bandeirantes, Estrangeirados, Estilo barroco/neoclássico (pombalino). Subtema 2: Bloqueio Continental, Invasões napoleónicas, A Corte no Brasil, Revolução Liberal, Constituição, Guerra Civil, Monarquia constitucional. Subtema 3: Modernização do país, Baldio, Indústria, Máquina a vapor, Operariado, Património industrial, Mobilidade social, Recenseamento da população, Administração pública, Abolição da escravatura. Subtema 4: República, Sindicalismo, Direitos laborais, Alfabetização. Subtema 5: Ditadura, Estado Novo, Censura, Guerra colonial, Democracia, Descolonização, Governo, Assembleia da República, Região autónoma, Autarquia, Câmara Municipal, Junta de Freguesia.

            Subdomínio: Comunicação do Conhecimento Histórico e Geográfico

            • Ensino Básico - 2.º Ciclo

              Meta Final - O aluno comunica por escrito e oralmente os seus conhecimentos e concepções sobre o passado histórico a realidade geográfica de Portugal.
              Metas intermédias até ao 5.º Ano
              • O aluno comunica os seus conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica em estudo, redigindo frases, legendagens, resumos e pequenos relatos.
              • O aluno expressa os seus conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica em estudo, participando em debates, discussões argumentativas e diálogos.
              Metas intermédias até ao 6.º Ano
              • O aluno comunica os seus conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica em estudo, redigindo frases, legendagens, resumos e narrativas.
              • O aluno expressa os seus conhecimentos e concepções sobre o passado histórico em estudo e a realidade geográfica, participando em debates, discussões argumentativas e diálogos.
            • Meta Final - O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos e concepções sobre o passado histórico e a realidade geográfica de Portugal, utilizando as TIC (ex. processamento de texto, uso de correio electrónico, edição de podcasts, construção e participação em blogs e webquests).
              Metas intermédias até ao 5.º Ano
              • O aluno comunica, participa ou constrói blogs e webquests e grava podcasts relacionados com perspectivas e conhecimentos relativos ao passado histórico e à realidade geográfica em estudo.
              Metas intermédias até ao 6.º Ano
              • O aluno comunica, participa ou constrói e publica blogs e webquests e podcasts relacionados com perspectivas e conhecimentos relativos ao passado histórico e à realidade geográfica em estudo.
            • Meta Final - O aluno interpreta e utiliza (as) expressões artísticas (plástica, dramática, poética, musical, outras) para expressar conhecimentos, concepções e perspectivas sobre a História de Portugal.
              Metas intermédias até ao 5.º Ano
              • O aluno exprime conhecimentos e concepções relacionados com a História de Portugal através de expressões artísticas que utiliza (plástica, dramática, poética, musical, outras).
              Metas intermédias até ao 6.º Ano
              • O aluno exprime conhecimentos, concepções e perspectivas relacionados com a História de Portugal através de expressões artísticas que interpreta e utiliza (plástica, dramática, poética, musical, outras).

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