Metas de Aprendizagem

Álgebra / Matemática

Metas de Aprendizagem (existem 17)

Domínio: Álgebra

    Subdomínio: Sequências e Regularidades

    • Ensino Básico - 2.º Ciclo

      Meta Final - Usa expressões numéricas em contextos diversos.
      Metas intermédias até ao 6.º Ano
      • Resolve expressões numéricas usando o significado dos parênteses e a prioridade das operações.
      • Usa expressões numéricas para representar uma dada situação e dá exemplos de situações que possam ser representadas por uma expressão numérica.
      • Usa igualdades e desigualdades para expressar relações matemáticas.
    • Meta Final - Explora e investiga regularidades.
      Metas intermédias até ao 5.º Ano
      • Identifica e dá exemplos de sequências e regularidades numéricas e não numéricas.
      Metas intermédias até ao 6.º Ano
      • Determina termos de ordens variadas de uma sequência, sendo conhecida a sua lei de formação e justifica os processos utilizados.
      • Usa as relações entre os termos de uma sequência para indicar uma lei de formação, utilizando a linguagem natural e simbólica para justificar processos.
      • Representa utilizando alguns símbolos as relações descritas em linguagem natural e reciprocamente.
      • Interpreta diferentes representações de uma relação e relaciona-as.
    • Ensino Básico - 3.º Ciclo

      Meta Final - Compreende a noção de termo geral de uma sequência numérica e representa-o usando símbolos adequados.
      Metas intermédias até ao 7.º Ano
      • Identifica a relação entre cada termo da sequência e a respectiva ordem.
      • Representa o termo geral de uma sequência numérica que envolva expressões polinomiais do 1.º grau, usando símbolos matemáticos adequados.
      • Determina termos de várias ordens a partir do termo geral.
      Metas intermédias até ao 8.º Ano
      • Representa o termo geral de uma sequência numérica, envolvendo expressões polinomiais do 2.º grau, usando símbolos matemáticos adequados.
      • Representa sequências de fracções em que os numeradores e os denominadores tenham relações simples. Exemplos: 2n/n+1 e n+1/n+3.
    • Meta Final - Simplifica expressões algébricas.
      Metas intermédias até ao 7.º Ano
      • Simplifica expressões algébricas como n-(4-2n).
      Metas intermédias até ao 8.º Ano
      • Simplifica expressões algébricas como: -n2-n+3n2.
    • Meta Final - Interpreta e representa informação usando linguagem e procedimentos algébricos.
      Metas intermédias até ao 7.º Ano
      • Traduz relações de linguagem natural para linguagem matemática, dando sentido aos símbolos usados.
      • Relaciona as diferentes representações de uma sequência (tabela, gráfica, termo geral, lei de formação escrita em linguagem natural).
      • Distingue “variável” de “constante” .

      Subdomínio: Proporcionalidade Directa

      • Ensino Básico - 2.º Ciclo

        Meta Final - Compreende a noção de proporcionalidade directa.
        Metas intermédias até ao 6.º Ano
        • Identifica os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade em situações de proporcionalidade directa.
        • Distingue situações em que existe proporcionalidade directa de situações em que não existe e justifica os processos utilizados.
      • Meta Final - Usa o raciocínio proporcional na resolução de problemas.
        Metas intermédias até ao 6.º Ano
        • Utiliza proporções e a sua propriedade fundamental para resolver problemas.
        • Usa o raciocínio proporcional em situações representadas sob a forma de texto, tabelas ou gráficos.
        • Relaciona diferentes representações de situações de proporcionalidade directa (texto, tabelas, gráficos).
        • Resolve e formula problemas envolvendo situações de proporcionalidade directa (usando por exemplo escalas).

        Subdomínio: Equações e Inequações

        • Ensino Básico - 3.º Ciclo

          Meta Final - Compreende os diferentes papéis dos símbolos em Álgebra.
          Metas intermédias até ao 7.º Ano
          • Distingue “expressão algébrica” de “equação”.
          Metas intermédias até ao 8.º Ano
          • Distingue “expressão algébrica” de “fórmula”.
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Distingue equação de inequação.
        • Meta Final - Resolve equações do 1.º e do 2.º grau a uma incógnita.
          Metas intermédias até ao 7.º Ano
          • Identifica uma equação e a respectiva solução.
          • Relaciona os significados de “membro” e “termo”, e de “incógnita” e “solução” de uma equação.
          • Identifica equações equivalentes.
          • Resolve equações do 1.º grau utilizando as regras de resolução.
          • Resolve equações do 1.º grau incluindo casos em que: 1) a incógnita está presente num ou em ambos os membros da equação; 2)envolvam parênteses.
          Metas intermédias até ao 8.º Ano
          • Resolve equações do 1.º grau envolvendo coeficientes fraccionários. Exemplos: 2/3x+5=2x ou -1/3x+3= 5/2x.
          • Resolve equações do 2.º grau incompletas, utilizando a noção de raiz quadrada, a decomposição em factores e a lei do anulamento do produto.
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Resolve equações do 2.º grau a uma incógnita, utilizando a fórmula resolvente.
        • Meta Final - Resolve sistemas de duas equações do 1.º grau a duas incógnitas.
          Metas intermédias até ao 8.º Ano
          • Resolve sistemas de duas equações do 1.º grau a duas incógnitas pelo método de substituição.
          • Interpreta graficamente a solução de um sistema de duas equações a duas incógnitas, analisando os casos de sistemas possíveis (determinados e indeterminados) e impossíveis.
          • Factoriza polinómios. Exemplos:
            872 = (80+7)2 = 802 + 2 x 80 x 7 + 72; (x+3)2 - 4 = (x+3) 2 - 2 2 = (x+5) (x+1).
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Resolve sistemas de duas equações do 1.º grau a duas incógnitas.
        • Meta Final - Interpreta fórmulas em contextos matemáticos e não matemáticos.
          Metas intermédias até ao 8.º Ano
          • Resolve equações literais em ordem a uma das letras. Exemplo: resolve em ordem a C a equação F = 9/5 C + 32.
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Representa informação, ideias e conceitos matemáticos de diversas formas.
        • Meta Final - Resolve inequações do 1.º grau a uma incógnita.
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Identifica uma inequação e a respectiva solução.
          • Resolve inequações do 1.º grau utilizando as regras de resolução e representa o seu conjunto solução graficamente e na forma de intervalo de números reais.
        • Meta Final - Comunica, raciocina e modela situações recorrendo a conceitos e procedimentos algébricos.
          Metas intermédias até ao 7.º Ano
          • Resolve e formula problemas envolvendo equações do 1.º grau.
          • Adequa a solução obtida na resolução de uma equação ao contexto do problema.
          Metas intermédias até ao 8.º Ano
          • Resolve e formula problemas envolvendo equações do 2.º grau incompletas e sistemas de duas equações do 1.º grau.
          • Adequa as soluções obtidas na resolução de uma equação do 2.º grau incompleta e de sistemas de duas equações do 1.º grau ao contexto do problema.
          Metas intermédias até ao 9.º Ano
          • Resolve e formula problemas envolvendo equações do 2.º grau.
          • Resolve e formula problemas envolvendo inequações.
          • Adequa as soluções obtidas na resolução de uma inequação ao contexto do problema.

          Subdomínio: Funções

          • Ensino Básico - 3.º Ciclo

            Meta Final - Compreende o conceito de função e de gráfico de uma função.
            Metas intermédias até ao 7.º Ano
            • Identifica função como relação entre variáveis e como correspondência entre dois conjuntos.
            • Identifica e representa pares ordenados no plano cartesiano.
            • Identifica gráfico como conjunto de pontos no plano.
            • Distingue gráfico de uma função de gráfico de uma correspondência que não seja função.
            • Na resolução de problemas identifica o domínio, o contradomínio e determina imagens de objectos de funções definidas por uma tabela, por um gráfico e por uma expressão algébrica.
            Metas intermédias até ao 8.º Ano
            • Identifica a imagem dado o objecto e o objecto dada a imagem na representação gráfica de uma função linear ou afim.
            • Representa gráfica e algebricamente uma função linear.
            • Representa gráfica e algebricamente uma função afim.
            • Representa algebricamente: – uma função linear sendo dado um objecto não nulo e a sua imagem; – uma função afim sendo dados dois objectos e as suas imagens.
            • Relaciona as funções linear e afim, nas suas várias notações. Exemplo: f(x)=3x; y=3x.
            Metas intermédias até ao 9.º Ano
            • Representa graficamente funções do tipo , utilizando valores inteiros de a (positivos e negativos).
          • Meta Final - Usa o conceito de função em situações de proporcionalidade directa e inversa.
            Metas intermédias até ao 7.º Ano
            • Interpreta gráficos que traduzam casos de proporcionalidade directa em contextos da vida real.
            • Analisa situações de proporcionalidade directa como função do tipo y = kx(k≠0).
            Metas intermédias até ao 8.º Ano
            • Relaciona a função linear com a proporcionalidade directa.
            Metas intermédias até ao 9.º Ano
            • Interpreta gráficos que traduzam casos de proporcionalidade inversa em contextos da vida real.
            • Analisa situações de proporcionalidade inversa e identifica-as como função do tipo y = k/x (k≠0).
            • Distingue situações de proporcionalidade directa de situações de proporcionalidade inversa.
          • Meta Final - Analisa propriedades de uma função em várias representações.
            Metas intermédias até ao 7.º Ano
            • Analisa uma função a partir das suas representa-ções ( tabela, gráfico, expressão algébrica e verbal) em diferentes situações. Exemplo: variação de temperatura; distância/tempo.
            • Relaciona a representação gráfica com a representação algébrica de situações de proporcionalidade directa.
            Metas intermédias até ao 8.º Ano
            • Relaciona as representações algébrica e gráfica das funções linear e afim.
            • Relaciona a variação dos parâmetros a e b, na expressão y = ax + b, com o gráfico da função.
            • Interpreta a variação de uma função representada por um gráfico, indicando os intervalos onde a função é crescente, decrescente ou constante.
            Metas intermédias até ao 9.º Ano
            • Relaciona as representações algébrica e gráfica da função de proporcionalidade inversa.
            • Relaciona a variação do parâmetro a, na expressão y =ax2, com o gráfico da função (a com valores inteiros positivos e negativos).
          • Meta Final - Comunica, raciona e modela situações recorrendo a conceitos e procedimentos algébricos.
            Metas intermédias até ao 7.º Ano
            • Resolve e formula problemas, e modela situações utilizando funções de proporcionalidade directa.
            Metas intermédias até ao 8.º Ano
            • Resolve e formula problemas, e modela situações utilizando funções lineares e afins.
            Metas intermédias até ao 9.º Ano
            • Resolve e formula problemas, e modela situações utilizando funções de proporcionalidade inversa.
            • Resolve e formula problemas, e modela situações utilizando funções do tipo y=ax2 (para valores de a inteiros, positivos ou negativos).

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