Metas de Aprendizagem
Geografia de Portugal / História e Geografia de Portugal
Metas de Aprendizagem (existem 13)
Domínio: Geografia de Portugal
-
Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - O aluno descreve a localização relativa do lugar e da região onde vive, do país e dos territórios de língua portuguesa, utilizando os rumos da rosa-dos-ventos e outros elementos geográficos de referência.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno utiliza os rumos da rosa-dos-ventos na localização relativa do lugar e da região onde vive, usando como referência o País, a Península Ibérica, a Europa e o Mundo.
-
O aluno localiza Portugal Continental e Insular, e os territórios de língua portuguesa, em relação a diferentes espaços geográficos (Península Ibérica, Europa, Mundo), utilizando os rumos da rosa-dos-ventos e outros elementos geográficos de referência.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno representa, em mapas com diferentes escalas, territórios e elementos naturais e humanos, mobilizando diferentes variáveis visuais (cores, símbolos)
-
-
Meta Final - O aluno compara representações da superfície da Terra, com escalas diferentes, na localização de lugares e na distribuição de fenómenos naturais e humanos, recorrendo à legenda e à orientação.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno utiliza diversas representações cartográficas da superfície da Terra (plantas, mapas, globos), na localização de espaços com diferentes dimensões e na marcação de itinerários de natureza e extensão distintos (por exemplo: percursos diários; percursos de férias; rotas de navegação).
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno utiliza diversas representações cartográficas da superfície da Terra (plantas, mapas, globos), com diferentes escalas, na localização de espaços em que Portugal se integra.
-
O aluno utiliza diversas representações cartográficas da superfície da Terra (plantas, mapas, globos), com diferentes escalas, na análise da distribuição de fenómenos naturais e humanos.
Subdomínio: Conhecimento dos Lugares e Regiões
-
Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - O aluno descreve, compara e explica características naturais e humanas de lugares e regiões em Portugal e na Península Ibérica, mobilizando terminologia geográfica.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno descreve as principais características do relevo e do clima de Portugal e da Península Ibérica, usando terminologia geográfica específica.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno compara e explica a distribuição de diferentes fenómenos relacionados com a população, o povoamento e as actividades económicas em Portugal, usando terminologia geográfica específica.
-
-
Meta Final - O aluno descreve e explica a distribuição de fenómenos geográficos, relacionando as suas características com factores naturais e humanos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno descreve a distribuição do relevo e do clima, em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, explicitando factores que a condicionam, usando terminologia geográfica específica.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno descreve a distribuição da população e de algumas actividades económicas, em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, enunciando factores que a condicionam.
-
-
Meta Final - O aluno compara a distribuição de diferentes fenómenos geográficos, formulando questões relevantes sustentadoras da explicação dessas diferenças.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno compara a distribuição de dois fenómenos naturais, à escala nacional (ex: precipitação com a temperatura; relevo e temperatura;…), formulando questões relevantes, e explicitando as semelhanças e diferenças encontradas.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno compara a distribuição de diferentes fenómenos humanos à escala nacional (ex: natalidade, esperança de vida à nascença, mortalidade infantil, envelhecimento da população) estabelecendo entre os mesmos relações de causalidade e interdependência.
-
-
Meta Final - O aluno explica a singularidade de lugares e regiões, através da análise das suas características naturais e humanas.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno identifica as características naturais que conferem identidade ao lugar e região onde vive, e de outros que tenha visitado.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno compara o espaço rural com o espaço urbano, em Portugal, enunciando diferenças ao nível das actividades económicas, ocupação dos tempos livres, tipo de construções, modos de vida.
-
-
Meta Final - O aluno relaciona os grandes contrastes na organização do território nacional com a influência de factores naturais e humanos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno descreve a influência de factores naturais (relevo e clima) e humanos (urbanização, industrialização, terciarização, movimentos migratórios), na distribuição da população portuguesa.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno explica a acção de alguns factores naturais e humanos nos padrões de distribuição da população, do povoamento e das actividades económicas, no território nacional.
-
-
Meta Final - O aluno recolhe informação sobre diferentes lugares e fenómenos geográficos, mobiliza-a na construção de quadros de dados e gráficos, interpretando a informação representada.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno descreve o comportamento da temperatura e da precipitação ao longo do ano, em diferentes regiões do país, a partir da análise de gráficos.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno elabora pequenas pesquisas documentais sobre problemas da vida quotidiana no campo e na cidade, em Portugal, e apresenta as conclusões.
-
-
Meta Final - O aluno analisa problemas ambientais e sociais no território nacional, desenvolvendo o seu pensamento crítico.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno identifica problemas ambientais no território nacional (incêndios florestais, poluição de cursos de água, exploração de pedreiras, …), reconhecendo alguns factores a eles associados, e reflectindo sobre formas de os atenuar.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno identifica problemas sociais no território nacional (pobreza, envelhecimento da população, …), reconhecendo alguns factores a eles associados e possíveis formas de os atenuar.
-
-
Meta Final - O aluno mobiliza os conhecimentos e procedimentos inerentes à organização de dossiês e portefólios sobre problemas ambientais e sociais, em Portugal, formulando questões geográficas e explicações fundamentadas.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno recolhe e organiza em dossiês informação relevante sobre problemas ambientais no território nacional, formulando sobre os mesmos questões geográficas relevantes e explicações fundamentadas.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno recolhe e organiza em portefólios informação relevante sobre problemas sociais no território nacional, formulando sobre os mesmos questões geográficas relevantes e explicações fundamentadas.
Subdomínio: Dinamismo das Inter-Relações entre Espaços
-
Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - O aluno descreve a inter-relação entre lugares e regiões, em Portugal e na Península Ibérica, a partir da análise de casos concretos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno identifica a existência de relações de complementaridade entre espaços, como, por exemplo, entre as duas vertentes da ilha da Madeira, no que se refere à transferência de águas de norte para sul, ou em outras situações análogas.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno descreve as relações de complementaridade e interdependência entre diferentes lugares e regiões do território nacional (cidade-campo; áreas de partida e de chegada de migrantes, espaços de produção e de consumo, …).
-
-
Meta Final - O aluno analisa e debate alterações no território nacional resultantes da acção humana, recorrendo a diferentes formas de comunicação.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno identifica e descreve, recorrendo a diferentes formas de comunicação, situações concretas de alterações na paisagem decorrentes da acção humana (incêndios florestais, construção de barragens, …).
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno analisa e debate casos concretos de mudanças no uso do espaço urbano (construção de novos bairros habitacionais, espaços de lazer, …), apresentando, oralmente e por escrito, os argumentos que fundamentam as suas opiniões.
-
-
Meta Final - O aluno reconhece a importância do território na construção da identidade pessoal, comunitária e nacional.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
-
O aluno relaciona o modo como o território, em várias escalas geográficas (lugar, região, país, continente europeu), intervém na construção da sua identidade e sentido de pertença, formulando questões pertinentes.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
-
O aluno identifica e descreve a forma como algumas características ambientais, sociais e culturais participam na construção da identidade de Portugal e da população portuguesa.
-
-
-