Metas de Aprendizagem
Geometria / Matemática
Metas de Aprendizagem (existem 15)
Domínio: Geometria
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Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - Identifica e utiliza as propriedades dos sólidos geométricos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Identifica os elementos de um sólido geométrico.
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Descreve sólidos geométricos recorrendo às suas propriedades e indica, justificando se um sólido geométrico corresponde a uma dada descrição.
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Classifica sólidos geométricos utilizando as suas propriedades.
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Identifica e relaciona o número de faces, de arestas e de vértices de uma pirâmide e de um prisma, com o polígono da base.
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Identifica e desenha planificações de sólidos geométricos.
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Constrói modelos de sólidos geométricos a partir da sua planificação.
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Resolve problemas envolvendo propriedades dos sólidos geométricos.
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Meta Final - Compreende grandezas geométricas e respectivos processos de medida.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Calcula o perímetro de um polígono.
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Calcula a área de um triângulo e de um círculo.
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Determina valores aproximados da área de um círculo desenhado em papel quadriculado.
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Identifica a amplitude de um ângulo.
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Mede, em graus, a amplitude de um ângulo.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
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Utiliza e relaciona as unidades de volume e de capacidade do SI.
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Determina o volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro.
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Resolve problemas que envolvam volumes de cubos, paralelepípedos e cilindros em contextos diversos.
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Meta Final - Usa a visualização e o raciocínio geométrico na resolução de problemas em contextos diversos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Identifica sólidos geométricos através de representações no plano e vice-versa.
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Justifica se uma representação no plano pode ou não corresponder à planificação de um dado sólido.
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Meta Final - Identifica e utiliza as propriedades das figuras geométricas no plano.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Identifica e representa rectas paralelas, perpendiculares e concorrentes, semi-rectas e segmentos de recta.
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Identifica a posição relativa de duas rectas no plano.
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Identifica os elementos de um polígono.
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Descreve um polígono recorrendo às suas propriedades e justifica se uma dada descrição corresponde a um polígono dado.
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Classifica polígonos utilizando as suas propriedades.
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Classifica triângulos quanto aos ângulos e quanto aos lados.
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Constrói triângulos utilizando instrumentos de medição e de desenho (régua, transferidor e compasso).
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Usa as relações entre os elementos de um triângulo (casos de possibilidade na construção, relação entre lados e ângulos e a soma das amplitudes dos ângulos internos e externos).
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Identifica as propriedades da circunferência (raio, diâmetro, relação entre raio e diâmetro, etc.).
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Identifica figuras equivalentes no plano e distingue figuras equivalentes de figuras congruentes, justificando as opções tomadas.
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Meta Final - Relaciona vários tipos de ângulos.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Constrói um ângulo sendo dada a sua amplitude.
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Classifica ângulos de acordo com a medida da sua amplitude.
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Identifica ângulos suplementares, complementares, verticalmente opostos e alternos internos.
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Estabelece relações entre ângulos.
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Faz estimativas da medida de amplitude de um dado ângulo, tendo como referência a amplitude de ângulos. Exemplos: ângulo de 45º, ângulo recto, ângulo raso, etc.).
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Meta Final - Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano.
Metas intermédias até ao 5.º Ano
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Resolve problemas envolvendo propriedades dos triângulos e do círculo.
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Resolve problemas utilizando propriedades dos polígonos regulares e irregulares.
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Resolve problemas envolvendo a determinação de perímetros de polígonos regulares e irregulares.
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Resolve problemas que envolvam o cálculo do perímetro ou da área do círculo, usando um valor aproximado de π.
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Resolve problemas que envolvam áreas do triângulo e do círculo, bem como a decomposição e composição de outras figuras planas.
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Resolve problemas que envolvam estimativas de áreas e perímetros.
Subdomínio: Isometrias
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Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - Compreende as noções e propriedades da reflexão, translação e rotação.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
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Identifica o transformado de uma dada figura através de uma isometria (reflexão, rotação, translação ou reflexão deslizante) e justifica.
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Constrói o transformado de uma figura, a partir de uma isometria ou de uma composição de isometrias.
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Meta Final - Usa a visualização e o raciocínio geométrico na identificação de isometrias.
Metas intermédias até ao 6.º Ano
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Desenha padrões geométricos que envolvam simetrias.
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Identifica as simetrias em figuras (polígonos, círculos, rosáceas, frisos).
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Constrói frisos e rosáceas que envolvam um ou dois tipos de simetrias, identificando e justificando as simetrias em causa.
Subdomínio: Triângulos e Quadriláteros
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Analisa e utiliza as propriedades e relações relativas a triângulos e quadriláteros no plano e no espaço.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
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Investiga e justifica propriedades dos triângulos e quadriláteros. Exemplos: a soma dos ângulos internos dos triângulos e quadriláteros, a fórmula da área do paralelogramo.
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Compreende e usa as relações de congruência de triângulos para resolver problemas em contextos diversos.
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Classifica e constrói triângulos e quadriláteros a partir de condições dadas.
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Usa a visualização na resolução de problemas envolvendo triângulos e quadriláteros.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
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Usa a visualização na composição e decomposição de polígonos recorrendo a triângulos e quadriláteros.
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Relaciona os triângulos obtidos na decomposição de um triângulo (nomeadamente pelas suas medianas e o triângulo rectângulo pela altura referente à hipotenusa).
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Obtém uma fórmula para calcular a área de um trapézio a partir da sua decomposição.
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Resolve problemas no plano e no espaço aplicando o Teorema de Pitágoras. Exemplos: determina a área do hexágono regular ou o comprimento da diagonal espacial do cubo e do paralelepípedo.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
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Identifica o seno, o co-seno e a tangente de um ângulo agudo dado.
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Determina as razões trigonométricas de um dado ângulo agudo a partir de elementos de um triângulo rectângulo, e conhecida uma razão trigonométrica do mesmo ângulo (recorre à calculadora e à construção geométrica).
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Resolve problemas utilizando razões trigonométricas em contextos variados. Exemplo: Determinação de distâncias a locais inacessíveis.
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Meta Final - Compreende a noção de demonstração e faz raciocínios dedutivos em contextos geométricos e trigonométricos.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
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Deduz o valor da soma das amplitudes dos ângulos internos e ângulos externos de um triângulo.
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Investiga e explica as propriedades, relativamente aos lados, aos ângulos e às diagonais, de um paralelogramo utilizando, por exemplo, software de Geometria Dinâmica.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
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Explica uma demonstração do Teorema de Pitágoras (por exemplo, recorrendo à decomposição de quadrados).
Metas intermédias até ao 9.º Ano
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Estabelece relações trigonométricas básicas entre o seno, o co-seno e a tangente de um ângulo agudo:
sen2α + cos2α =1
etgα = senα/cosα
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Subdomínio: Semelhanças e Isometrias
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Compreende e usa a noção de semelhança para resolver problemas em contextos diversos.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
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Relaciona os conceitos de semelhança e de proporcionalidade.
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Calcula distâncias reais a partir de uma representação - plantas, mapas e esquemas.
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Utiliza os critérios da semelhança de triângulos na resolução de problemas.
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Identifica o efeito de uma ampliação ou redução sobre uma figura nomeadamente sobre o seu perímetro e sobre a sua área.
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Relaciona o Teorema de Tales (se duas rectas paralelas intersectam duas secantes, os triângulos obtidos têm os lados correspondentes proporcionais) com a semelhança de triângulos.
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Meta Final - Compreende e usa as isometrias para resolver problemas em contextos diversos.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
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Caracteriza um vector.
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Adiciona geometricamente dois vectores (por exemplo, vectores simétricos).
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Efectua translações associadas a um vector (utiliza papel quadriculado e/ou instrumentos de desenho e medição e/ou software de Geometria dinâmica).
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Identifica e utiliza as propriedades de invariância das translações.
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Reconhece as propriedades comuns das isometrias.
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Compõe translações e relaciona a composição de translações com a adição de vectores.
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Reconhece que a translação é a única isometria que conserva direcções.
Subdomínio: Figuras no Plano e no Espaço
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Utiliza propriedades e relações relativas a figuras geométricas no plano e no espaço.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
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Resolve problemas envolvendo polígonos e sólidos.
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Determina a área da superfície e o volume de prismas rectos, pirâmides regulares, cones e esferas.
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Utiliza critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre rectas e planos.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
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Identifica e constrói lugares geométricos no plano que envolvem circunferência, círculo, bissectriz de um ângulo e mediatriz de um segmento.
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Identifica superfície esférica e plano mediador.
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Resolve problemas envolvendo a circunferência e outros lugares geométricos.
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Relaciona a amplitude de um ângulo ao centro com a do arco correspondente e determina a área de um sector circular.
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Relaciona a amplitude de um ângulo inscrito e de um ângulo excêntrico com a dos arcos associados.
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Investiga relações entre ângulos, arcos, cordas e tangentes nomeadamente: a tangente à circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangencia; a perpendicular a uma corda que passa pelo centro da circunferência bissecta essa corda.
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Constrói: a circunferência inscrita e a circunferência circunscrita a um triângulo dado; um polígono regular inscrito numa circunferência (conhecidos o centro da circunferência e um vértice do polígono).
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Determina a amplitude de um ângulo interno e de um ângulo externo de um polígono regular.
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Meta Final - Usa a visualização e o raciocínio geométrico na resolução de problemas em contextos geométricos.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
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Utiliza a visualização na resolução de problemas envolvendo polígonos e sólidos.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
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Utiliza a visualização na resolução de problemas envolvendo lugares geométricos.
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Meta Final - Compreende a noção de demonstração e faz raciocínios dedutivos em contextos geométricos.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
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Utiliza as propriedades das figuras geométricas em demonstrações simples.
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