Metas de Aprendizagem
Capacidades Transversais / Matemática
Metas de Aprendizagem (existem 32)
Domínio: Capacidades Transversais
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Ensino Básico - 1.º Ciclo
Meta Final - Compreende o problema: identifica o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes ou sem solução.
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Meta Final - Concebe estratégias de resolução de problemas: concebe estratégias diversificadas de resolução de problemas, como a) resolve um problema análogo mas mais simples; b)explora casos particulares.
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Meta Final - Aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos: põe em prática estratégias de resolução de problemas; utiliza estratégias do mesmo tipo em diferentes problemas e identifica estratégias diferentes na resolução do mesmo problema; verifica a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.
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Meta Final - Justifica as estratégias de resolução de problemas: explica e justifica as estratégias adoptadas e os processos utilizados.
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Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - Compreende o problema: identifica os dados, as condições e o objectivo do problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes ou sem solução.
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Meta Final - Concebe estratégias de resolução de problemas: concebe estratégias diversificadas de resolução de problemas, tais como: a) partir do fim para o principio; b) tentativa erro; c) criação de um problema equivalente; d) simplificação de um problema; e) identificação de regularidades; f) utilização de casos mais simples ou particulares.
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Meta Final - Aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos: põe em prática estratégias de resolução de problemas; utiliza apropriadamente esquemas, estratégias informais e calculadora na resolução de problemas; utiliza as TIC na resolução de problemas; verifica a adequação dos resultados obtidos aos objectivos e contexto do problema.
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Meta Final - Justifica as estratégias de resolução de problemas: explica as estratégias adoptadas e os processos utilizados; justifica a adequação das estratégias adoptadas e dos processos utilizados; averigua da possibilidade de abordagens diversificadas para a resolução de um problema.
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Meta Final - Formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas: formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas, apresentadas em linguagem verbal, pictórica ou simbólica matemática.
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Compreende o problema: identifica os dados, as condições e o objectivo do problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes ou sem solução.
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Meta Final - Concebe estratégias de resolução de problemas: concebe estratégias diversificadas de resolução de problemas, considerando abordagens tais como: a)desdobra um problema complexo em questões mais simples; b) explora casos particulares; c) explora conexões matemáticas para obter múltiplas perspectivas de um problema; d) resolve um problema análogo mas mais simples; e) resolve o problema admitindo que se conhece uma solução.
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Meta Final - Aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos: põe em prática estratégias de resolução de problemas; utiliza apropriadamente as TIC na resolução de problemas(por exemplo, na análise de um problema em diferentes representações e na modelação de situações); verifica a adequação dos resultados obtidos aos objectivos e contexto do problema.
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Meta Final - Justifica as estratégias de resolução de problemas: explica as estratégias adoptadas e os processos utilizados; justifica a adequação das estratégias adoptadas e dos processos utilizados.
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Meta Final - Formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas: analisa as consequências de alteração dos dados e das condições de um problema na respectiva solução; formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas, apresentadas em linguagem verbal, pictórica ou simbólica matemática.
Subdomínio: Raciocínio Matemático
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Ensino Básico - 1.º Ciclo
Meta Final - Justifica resultados matemáticos: explica ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito; justifica os resultados matemáticos obtidos.
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Meta Final - Formula e testa conjecturas: formula e testa conjecturas relativas a situações matemáticas simples. (Por exemplo, observando regularidades e relações numéricas nas tabuadas).
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Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - Justifica e argumenta afirmações matemáticas: explica e justifica os processos matemáticos, resultados e ideias matemáticas, recorrendo a exemplos e contra-exemplos e à análise exaustiva de dados; argumenta processos matemáticos recorrendo a exemplos e contra-exemplos.
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Meta Final - Formula e testa conjecturas: analisa situações e formula conjecturas e generalizações (Por exemplo, na exploração de regularidades); testa conjecturas fazendo deduções informais (Por exemplo, através de um contra-exemplo).
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Formula e testa conjecturas: analisa situações e formula conjecturas e generalizações (por exemplo, na exploração de regularidades); distingue casos particulares de generalizações; testa as suas conjecturas usando casos particulares.
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Meta Final - Justifica e demonstra afirmações matemáticas: justifica afirmações matemáticas através de conceitos, propriedades ou procedimentos matemáticos, ou contra-exemplos; compreende a noção de definição em matemática e usa-a na dedução de propriedades de certos entes matemáticos (por exemplo, no estudo de quadriláteros); distingue uma demonstração de um teste de conjecturas; distingue uma argumentação informal de uma demonstração; realiza demonstrações simples, usando vários métodos (por exemplo, a análise exaustiva de casos e a redução ao absurdo).
Subdomínio: Comunicação Matemática
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Ensino Básico - 1.º Ciclo
Meta Final - Interpreta informação matemática: interpreta informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
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Meta Final - Representa ideias matemáticas: representa informação e ideias matemáticas de diversas formas, recorrendo a diversos tipos de representação (desenhos, palavras, símbolos, tabelas, esquemas e gráficos).
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Meta Final - Exprime ideias matemáticas: expressa ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
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Meta Final - Discute ideias matemáticas: discute resultados, processos e ideias matemáticos.
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Ensino Básico - 2.º Ciclo
Meta Final - Interpreta informação matemáticas: interpreta informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
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Meta Final - Representa ideias matemáticas: representa informação e ideias matemáticas de diversas formas, recorrendo a vários tipos de representações (pictórica, gráfica e simbólica) incluindo o recurso a tabelas e esquemas.
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Meta Final - Exprime ideias matemáticas: traduz relações de linguagem natural para linguagem matemática e vice-versa; exprime ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando a notação, simbologia e vocabulário próprios.
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Meta Final - Discute ideias matemáticas: apresenta e discute resultados, processos e ideias matemáticos, oralmente e por escrito.
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Ensino Básico - 3.º Ciclo
Meta Final - Interpreta informação matemática: interpreta informação, ideias e conceitos representados de diversas formas, incluindo textos matemáticos.
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Meta Final - Representa ideias matemáticas: representa informação, ideias e conceitos matemáticos de diversas formas, recorre a vários tipos de representações (gráfica, algébrica e tabular) e estabelece conexões entre elas para obter múltiplas perspectivas de um problema e das suas soluções.
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Meta Final - Exprime ideias matemáticas: traduz relações de linguagem natural para linguagem matemática e vice-versa; exprime resultados, processos e ideias matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando a notação, simbologia e vocabulário próprios.
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Meta Final - Discute ideias matemáticas: apresenta e discute resultados, processos e ideias matemáticos, oralmente e por escrito; interpreta e critica as soluções de um problema (ou a sua inexistência) no seu contexto e discute o processo de resolução usado, apresentando argumentos fundamentados.
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