Podemos neste espaço apercebermo-nos da transição entre o Paganismo e o Cristianismo. Sempre envolvidos numa paisagem magnífica, com os Rios Douro e Teixeira por vizinhos, estamos face ao local de onde em finais do século XIX foi encontrado o Tríptico (de Frende).
Do mesmo espaço, provieram os mosaicos sepulcrais que foram trazidos para a capela de São João Batista, situada no lugar do Castelo.
Originários da Época Romana, Séc. III - IV d.c., são originários os três baixo relevos que podem ser visualizados ao lado - “ Tríptico de Frende”.
De acordo com a ficha do Museu Nacional de Arqueologia o friso é uma
“... Espessa laje de granito com relevos numa das faces representando uma procissão. O primeiro painel apresenta quatro personagens de pé ... Os personagens cobertos de vestes compridas parecem ter na cabeça um carrapito, ou o que é mais provável, um manto com que cobriam o crânio. Trata-se de um cortejo iniciático em que o personagem de saio curto é precedido e seguido de oficiantes envergando vestes talares que o conduzem ao local da iniciação. A condução de animais para o sacrifício e as procissões documentam actos que se realizavam nos templos e a sua representação é frequente ... nos frisos dos templos helenísticos, assim como as gigantomaquias celebrando o triunfo dos "numina" benéficos sobre as forças da desordem e do mal incarnados pelos gigantes...”
O Mosaico sepulcral da segunda metade do século V é mais um testemunho da transição que se crê ter ocorrido do espaço que passou de um templo pagão a um local de culto cristão. Com efeito, a descoberta de diversas sepulturas nas proximidades do local de culto vão ao encontro da prática comum na época (Palocristianismo).
Durante o reinado de Teodósio I (século IV) ocorre a imposição do Cristianismo pelos Romanos. O Cristianismo Católico é a religião oficial do estado pelo que o Paganismo passa progressivamente a ser menos tolerado. A necessidade de “Cristianizar” os locais mais pagãos levou à construção de igrejas, capelas e ermidas. As divindades pagãs são substituídas pelos santos e outros arquétipos do Cristianismo.
Em Frende, promove-se ainda hoje o culto a São João Batista. Sabemos, hoje, que foi a partir do século IV que o culto a este santo proliferou e se tornou mais forte o que vem “encaixar” verdadeiramente na data cronológica dos achados.
Para uma visita mais completa, não deixe de contactar o Museu Municipal de Baião.
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