Conhecer Baião 
Mosteiro de Ancede - Capela
 

    Considerada um magnífico exemplo da arquitetura e arte Barroca, a Capela do Senhor do Bom Despacho localizada em Ancede encontra-se paredes meias com o Mosteiro.

    Graças à magnífica obra de restauro de que foi alvo recentemente, o seu explendor pode ser hoje contemplado.

    Construída em 1731, quando o mosteiro se encontrava sobre o domínio da ordem Dominicana, é um exemplar perfeito não só do Barroco Português em geral, mas sobretudo do rocócó em particular.

    Construída de forma octogonal e respeitando o estilo joanino, o seu interior alberga uma riqueza e requinte de talha dourada para além de exemplares magníficos de arte sacra, onde se encontram representados os mistérios do rosário.

    As figuras denotam o dramatismo, dramatização, movimento e contraste exagerados típicos do rocócó.

    O Conjunto escultórico apresenta os Mistérios de Cristo de forma tridimensional e teatral em cada um dos retábulos fazendo com que o espaço se assemelhe a um conjunto de cenas teatrais. As esculturas são pois enquadradas em palcos com cenários pintados e cortinas esculpidas.

    Uma vez que desde a segunda metade do século XVI o Mosteiro se encontrava na posse do Convento de São Domingos em Lisboa, não é de estranhar que a decoração e a arte escultórica e pictórica seja dessa realidade reflexo.


Para uma visita não deixe de contactar o Museu Municipal de Baião.



Telefone: + 351 255 540 550

Fax: + 351 255 540 510

Localização -8,05731, 41,10198